A música sempre foi usada pelos antigos para tratamento de saúde, pois eles conheciam perfeitamente seus poderes de cura ou de destruição. Platão afirmou que, “Enquanto o corpo deve ser treinado por meio da ginástica, a alma deve sê-lo por meio da música. “ Para este sábio, a música era o remédio de alma.
Hoje, cientistas estudam a música dentro de enfoques psicológicos. O som é capaz de alterar os estados de consciência, provocando estados do supra ou infraconsciência, na medida da alteração dos ciclos/segundo das ondas cerebrais.
A música barroca, por exemplo provoca uma alteração nas ondas mentais, induzindo um estado alterado de consciência. Ao contrário, as músicas do compasso muito elevado e completamente desarmoniosas, são uma agressão contra a qual o organismo não tem defesa.
As músicas para práticas de meditação devem ser as que induzem o relaxamento, tais como: clássicas, cantos gregorianos, corais e as obras dos grandes compositores clássicos. As modernas músicas New Age também são muito utilizadas para a prática de relaxamento e meditação igualmente com as belíssimas canções da India, etc…
Benefícios da Música com Relaxamento e Meditação:
- Previne enfermidades cardíacas.
- Combate e diminui o nervosismo e o “stress”.
- Combate à insônia.
- Diminui e combate as dores de cabeça.
- Aumenta a resistência ante as excitações dos sentidos.
- Previne neuroses e seus males.
- Desenvolve as forças afetivas.
- Ajuda o perfeito funcionamento dos órgãos do corpo.